quinta-feira, 3 de julho de 2008

Folguedos do Boi Rosado na festa do centenário de Guimarães Rosa



27 de junho de 2008, às 10 horas, desembargou no Santuário Sagrado Coração de Jesus o Projeto de Arte Pública Manifesto das Flores, trazendo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, artistas, estudantes e educadores com objetivo de participar das atividades festivas promovidas pela cidade e o estado, e também realizar algumas intervenções artísticas com rosas, mudas de árvores, o Boi Rosado e o grupo Ciranda das Rosas.



Finalizada a celebração eucarística em homenagem ao Escritor, alunos e educadores da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva de Caeté-MG foram solidários ao Projeto, apropriando-se das rosas mudas e rosas para doá-las aos presentes.







Na estrada do Santuário,enquanto o boi Rosado e o grupo Ciranda das Rosas realizavam seus folguedos, centenas de “rosas do centenário” e dezenas de mudas de árvores nativas foram doadas ao público.









No cortejo,embalado pelo ritmo do tambô e de músicas populares de domínio público, como, Tindolelê,Tá caindo fulô e outras, parte do local convidando a mutidão para seguir em cortejo com o Boi Rosado até o Museu Casa Guimarães rosa.


















11 horas, em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa, após longo e divertida caminhada com paradas pela cidade, o cortejo e finalizado com muita festa, no momento do lançamento do livro Relembramentos: João Guimarães Rosa , Meu Pai, da escritora Vilma Guimarães Rosa, Edição comemorativa do Centenário. Nesse local, tendo o Boi Rosado no centro de uma grande roda, as pessoas dançaram e se abraçaram,celebrou aquele momento com os admiradores,amantes e conterrâneos do escritor.








Projeto Manifesto das Flores visitou escolas de cordisburgo que participaram da operação "Rosas para o Rosa" em 2006. Na ocasião, alunos, pais e educadores celebraram com alegria o centenário de Guimarães Rosa.

13 horas na Municipal Otacílio Negrão de Lima de Cordisburgo-MG















15 horas, na Escola Estadual Mestre Candinho de Cordisburgo.











As 22 horas, em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa, após levantamento de Mastros de São João , São Pedro e Santo Antônio e apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias, o Boi Rosado dança com o público, momentos antes do show de João Araújo – Viola Urbana.
























28 de junho, 11 horas, Cortejo e dança com o Boi Rosado na Gruta do Maquiné.














PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Grupo Cirandas das Rosas
Artistas plásticos Marina Mípus e Severino Iabá
Percussionista e produtor Musical Vítor Silva


AGRADECIMENTOS

Museu Casa Guimarães Rosa /Gruta do Maquiné
Associação dos Amigos de Museu Casa Guimarães Rosa
Galeria de Arte Abcdéf de Belo Horizante / Sindiute –Betim
Secretaria de Educação e cultura de Cordisburgo-MG
Escola Municipal José Ovídio Guerra de Contagem - MG
Escola Municipal Waldemar D’luz Gonçalves de Betim-MG
Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva de Caeté-MG
Escola municipal Otacílio Negrão de Lima de Cordisburgo-MG
Escola Estadual Mestre Candinho de Cordisburgo-MG
Colégio Salesiano de Belo Horizonte-MG




SAIBA MAIS:


O BOI ROSADO

Boi Rosado, folguedo resultante de um processo de construção coletivo, nascido nas experiências do projeto de arte pública Manifesto das Flores em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa. Foi idealizado pelo professor e artista plástico Severino Iabá a partir de duas instalações de arte realizadas em Cordisburgo: a “Rosas para o Rosa”, construída durante a Semana Roseana de 2006 por artistas e estudantes e educadores da cidade e a “ Cabeças Bois” realizada por Brasinha e Zé Murilo, exposta na Semana Roseana de 2007. Depois, com a leitura dos contos “Conversa de Bois” do livro Sagarana de Guimarães Rosa. A brincadeira que transita pela literatura, música e dança de rodas reúne elementos da cultural popular do Sertão de Minas Gerais e Pernambuco.

Seu objetivo é alegrar e envolver o público, aproximando-o assim, da beleza contida nas obras de Guimarães Rosa. De seu transe e reflexão sobre a vida, o sertão e o mundo.

O enredo conta a história de um boi que ficou famoso no Sertão das Gerais, por sua mania de, entre outras coisas, invadir as festas populares da região para brincar e dançar com a multidão nas noite de lua cheia.

Contato: Severino Iabá 031 –91711314 ou jiraudosiabas@yahoo.com.br



O GRUPO CIRANDA DAS ROSAS

É um grupo de dança e brincadeira de roda da Escola Municipal José Ovídio Guerra de Contagem. Nasceu em abril de 2008, nas oficinas “Ciranda das Rosas” do Projeto Manifesto das Flores em homenagem ao centenário de Guimarães Rosa. Atualmente o Grupo é constituído por pais, alunos e professores. Sob a orientação do professor e artista plástico Severino Iabá, vem participando das intervenções do Projeto, como aconteceu recentemente no lançamento do Boi Rosado em Belo Horizonte e Cordisburgo. Contato: 031-3352 5696.


VER PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA CIDADE DE CORDISBURGO

No dia em que se comemoram os 100 anos do nascimento de João Guimarães Rosa, o município de Cordisburgo, cidade natal do escritor, recebe visitantes de todo o Brasil com uma programação especial. Na sexta-feira, 27 de junho, o Museu Casa Guimarães Rosa – instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais -, em parceria com a Associação de Amigos do Museu e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, homenageia o escritor com diferentes eventos em vários pontos da cidade, durante todo o dia, sempre com entrada franca. A data marca o lançamento nacional do Selo comemorativo do Centenário pelos Correios. A festa conta com o apoio da Prefeitura de Cordisburgo, da Academia Cordisburguense de Letras e da Fundação Clóvis Salgado.


Programação do dia 27 de junho

9 horas: Missa em homenagem ao Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa
Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus

10 horas: Lançamento do livro Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai, da escritora Vilma Guimarães Rosa, edição comemorativa do Centenário
Local: Museu Casa Guimarães Rosa

16 horas: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus

17 horas: Lançamento do Selo do Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Local: Museu Casa Guimarães Rosa

18 horas: Abertura da Exposição Cem anos de Rosa
Local: Museu Casa Guimarães Rosa

19h30: Posse da escritora Vilma Guimarães Rosa no cargo de Presidente de Honra da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa
Local: Academia Cordisburguense de Letras

20h30: Levantamento de Mastros de São João, São Pedro e Santo Antônio com a presença da União da Guarda do Rosário de Maria e Banda de música Vitalina Corrêa / Apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias
Local: Museu Casa Guimarães Rosa

21h30: Show de João Araújo – Viola Urbana
Local: Em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa

Um comentário:

Clevane_em_Pessoa disse...

A Homenagem a Guimarães Roda, ganha um sabor especial com esse folguedo e a distribuição das flores, cujo nome já lembra, de per si, o grande escritor mineiro.Acho também interessante lembrar que os organizadores Severino Iabá -Ptofessor e artista-e Eliane Velozo, fotógrafa e Poetisa, são pernambucanos.A mescla de costumaes e folclore é algo benpérfico e recomendável:muitos brasis, um só Brasil.
Considero uma soma importante ao evento Paz e Poesia, que acontecerá na capital mineira em 16 de abril 2009, podermos contar com o Boi Rosado em nossas ações.
Congratula~çoes sinceras por esse trabalho encantador e diginificativo.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Embaixadora Universal da Paz (genebra-Suiça-Cìrculo Universal de Embaixadores da Paz)
Diretora regional do InBrascI(Instituto Brasileiro de Culturas |Internacionais)
Vice Presidente domIMEL(Instituto Imersão Latina)

pessoa.potiguar@gmail.com
http://poesiaemtodaparte.blogspot.com