sábado, 23 de fevereiro de 2008

Propostas de artes do Projeto

Algumas propostas de artes desenvolvidas pelo Projeto Manifesto das Flores

“ Ciranda das Rosas” – Oficina de arte interativa envolvendo a literatura, a dança de roda e a confecção de rosas de papel crepom. Objetiva envolver os participantes num processo de criação coletiva, inserindo-as de forma alegre e criativa no universo revelado por João Guimarães Rosa em suas obras literárias. Foi idealizada a partir das oficinas ministradas pelos artistas do Projeto Manifesto das Flores. Vem sendo ministrada por no mínimo dois oficineiros para um público de, no máximo, 25 pessoas em locais fechados de escolas, universidades e centros culturais. Duração: 3 horas. Obs: O tema desenvolvido pode ser modificado em outros contextos.

“Oficina aberta”- Oficina de confecção de rosas de papel crepom realizada nos espaços abertos para um grande número de pessoas, com aconteceu no I e II FestVelhas Manuelzão, realizados nos municípios de Morro da Garça e Jequitibá em 2005 e 2007. Tem o objetivo de envolver de maneira democrática as pessoas num processo de criação e aprendizagem compartilhada. São realizadas geralmente em espaços não convencionais, como ruas e praças. Também pode ser ministrada para um pequeno grupo em ambiente fechado.
Tem sido realizada há muitos anos pelos artistas do Projeto. É ministrada por um ou mais oficineiros, auxiliados por alguns monitores. Duração: variável

“Oficina/intervenção” -Oficina de confecção de rosas em papel crepom, geralmente ministrada para um pequeno grupo de pessoas interessadas na produção de milhares de rosas para uma intervenção urbana na sua escola ou cidade, como aconteceu em Cordisburgo-MG, São Paulo-SP, Surubim -PE entre outras. Tem o objetivo de intervir na dinâmica ambiental, social e cultural das cidades. Duração: variável

“Rosas prontas e perfumadas”- Rosas de papel crepom perfumadas com essência de rosa e uma pequena mensagem fixada à flor. São confeccionadas pelos artistas e simpatizantes do Projeto desde 2006. São, geralmente, utilizadas para distribuir ao público em momentos especiais, como fizeram os artistas do Projeto na 27ª Bienal Internacional de São Paulo em 2006.



Mais informações sobre estas e outras propostas de artes: contato com Severino Iabá (31) 917111314 ou Eliane Velozo (031-33756183)

Nenhum comentário: