sábado, 16 de fevereiro de 2008

Origem do Projeto

Na década de 60 , o artista plástico Severino Iabá , aprendeu na infância com sua avó Lourença a confeccionar flores de papel crepom para florir a capela da família , especialmente às festividades religiosas e do vilarejo agrícola de Lagoa Nova, localizado em Surubim, município do agreste de Pernambuco.

Depois disso, o artista só voltou à confeccioná-las novamente em 1998, quando foi convidado pelo Arena da Cultura de Belo Horizonte à participar de uma exposição de artes plásticas numa praça do bairro Aparecida, região noroeste de Belo Horizonte-MG.

Na época, como os moradores da Pedreira Prado Lopes, próximo desse bairro, haviam sido vítimas de uma ação policial violenta e estavam vivendo clima de revolta, Iabá lembrou-se das rosas de papel de sua infância e optou em ministrar uma oficina de flores para a comunidade.

Na oportunidade, crianças e adultos produziram centenas de rosas brancas , amarelas e vermelhas. Depois, grande maior parte das rosas produzidas foram levadas pelos participantes e o restante plantadas no gramado da praça por um grupo de crianças.

Foi naquele momento, ( ver f-1) que o artista plástico Severino Iabá idealizou o Projeto Manifesto da Flores, que foi lançado em 2003 na Praça Afonso Arinos e no Parque das Mangabeiras de Belo Horizonte, com o envolvimento dos artistas Eliane Velozo e Jorge Dissonância . Nesse espaço, um grito contra a guerra no Iraque e a crescente onda de violência na Região Metropolitana da Belo Horizonte e no Brasil foi realizado através de uma instalação composta de cinqüenta mil rosas de papel crepom branco, construída com participação de centenas de estudantes e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A partir dessa experiência, nos últimos cincos anos, muitas outras intervenções tem sido realizadas com o envolvimento desses e outros artistas, como Marina Mípus,Tânia Maran, Uracy Micael, Terezinha de Assis,Vilmar Silva, Ronaldo Alves, Fernando Guerra e outros.Saiba mais sobre o Projeto e suas experiências realizadas no Brasil no site www.jiraudosiabas.com .


Nenhum comentário: