quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manifesto da Flores rumo à Rio + 20

Que as hostilidades dêem lugar ao Manifesto das Flores ( Severino Iabá )

Em preparação  as comemorações dos 10 anos de criação e lançamento do Projeto de arte pública “Manifesto das Flores”, ocorrido no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, no ano de 2003, artistas e simpatizantes do projeto realizarão intervenções urbanas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho, durante a Conferência da Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (a Rio +20).

                           
 Parque das Mangabeiras / Belo Horizonte/ 2003

O projeto realizará distribuições e “plantios” de rosas brancas, feitas em papel crepom. As intervenções artísticas ocorrerão em diversos pontos da cidade, entre eles, a praia de Copacabana, Rio Centro, Aterro do Flamengo,e a Praça da Cinelândia. 

PROGRAMAÇÃO  

Dia 21/06 ( quinta-feira)

10:00  - Areias  da Praia de Copacabana – em frente ao Copacabana Palace Hotel. ( concentração a partir das 9 horas);

14 : 00 – Praça da Cinelândia;

16 horas – Pavilhão Azul  - Território do Futuro - Aterro do Flamengo;

Dia 22 de junho (sexta-feira)

10:00  - Entrada de acesso ao Rio Centro – Barra da Tijuca;

16:00 –  Monumento Cristo Redentor  -  Alto da Boa Vista 


Cordisburgo / MG / 2006

O PROCESSO

 Durante os meses de maio e junho, artistas e simpatizantes do projeto de arte pública Manifesto das Flores da Região metropolitana de Belo Horizonte se irmanaram  na construção  de um grito contra as hostilidades planetária , cujo eco invadirá o Rio de janeiro com a participação de moradores e participantes da Rio + 20. 


Para isso, artistas e  simpatizantes do projeto, sob  orientação do Grupo Jirau, formados pelos artistas Severino Iabá, Eliane Velozo e Jorge Dissonância , refletiram sobre a Rio + 20  e  confeccionaram milhares de rosas de papel crepom brancas para serem utilizadas nas intervenções urbanas o no Rio de janeiro nos dias 21 e 22 de junho. Além destes. tiveram uma participação especial escolas municipais Kássio Vinícius , Waldemar d' Luz Gonçalves e Maria Elena da Cunha Braz de Betim/MG e Ana Alves Teixeira de Belo Horizonte/MG.

Saiba como participar do  projeto Manifesto das Flores e de suas intervenções urbanas no Rio de Janeiro, com (031) 99519684 ou severinoiaba@yahoo.com.br. 


Parque Municipal/ Belo Horizonte/ 2003 

CRÍTICA DE ARTE 

Sobre o Manifesto das Flores, em 2004, o jornalista Morgan da Motta, da Associação Brasileira e Internacional de Críticos de Arte, publicou, no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte: “Desde a Semana de Arte de Vanguarda, realizada com a inauguração da Fundação Cloves Salgado (Palácio das Artes), e os Domingos de Criação, no Rio de Janeiro, sob a curadoria do crítico de arte Frederico de Morais - não se via nada tão consistente e atraente em nível de apropriação e arte conceitual. Essa proposta de criações coletivas, que fez ressoar por toda cidade um grito contra a violência e a exclusão, sem dúvida nenhuma, foi o que melhor aconteceu de mais importante no Brasil.

O PROJETO DE ARTE PÚBLICA

Manifesto das Flores é um projeto de arte pública idealizado em 1998 pelo artista plástico Severino Iabá e lançado em 2003 com a participação de artistas, estudantes e educadores nos jardins do Parque das Mangabeiras de Belo Horizonte. Todo processo resultou na construção coletiva de uma instalação artística intitulada “Pra não dizer que não falei das Flores”, composta de 50 mil flores brancas e numa grande manifestação contra a Guerra no Iraque, a violência e a exclusão social no Brasil. 

Segundo Iabá, trata-se é uma arte de intervenção na dinâmica socio-cultural e ambiental das cidades do mundo. Um projeto em processo, onde as ações são articuladas entre diversos atores e realizadas com a participação do todos.

 Entre 1993 e 1996 foram produzidas e plantadas coletivamente cerca 100 mil rosas brancas de papel nos estados de Minas Gerais,São Paulo e Pernambuco.


Abaixo, imagens de algumas oficinas, intervenções e performances  realizadas no Brasil pelo  Manifesto das Flores.












Um comentário:

amores disse...

Parabéns... Sucessos sempre pelo lindíssimo trabalho. Beijos da admiradora do seu trabalho Professora Grhazy -Rede de Betim -Mg