sábado, 21 de março de 2009

Convocação dos Amigos e Simpatizantes

Realizou-se no dia 28 de abril (terça –feira) às 19:30, no Café do Palácio das Artes, após o encerramento do Terças Poéticas, uma reunião com artistas da operação “Rosas do mundo” e representantes de grupos e organizações culturais de região metropolitanana. Neste





terça-feira, 10 de março de 2009

Carnaval do Boi Rosado

Ilha do Mangabal, formada com a construção da represa de Três Marias, pertencente ao município de Felixlândia, localizada a 230 kms. de Belo Horizonte, transformou-se no cenário perfeito para o I Carnaval do Boi Rosado. Durante os 4 dias de folia, Boi Rosado navegou sobre as águas do Rio São Francisco, desembarcou para espanto e alegria dos banhistas na Prainha do Camping e entrou na folia no Carnaval do Bar Recanto da Ilha.

....................Por do sol visto da Ilha do Mangabal.................




Boi Rosado com os amigos sobre as águas do Rio São Francisco












...............Boi Rosado chegando a Prainha da Ilha.....................














.....................Carnaval no Bar Recanto da Ilha........................









Boi Rosado na Praça da Glória

Boi Rosado no "Voltas as aulas" de Contagem - Praça da Glória









Rosas do Mundo/ Retrospectiva 2008

A vida é mutirão, de todos por todos,remexida e temperada ( Guimarães Rosa )


Em janeiro de 2008,na cidade de Surubim,localizada no agreste de Pernambuco, por sua semelhança geográfica e histórica com os sertões de Minas, foi lançada a oficina/espetáculo " Ciranda das Rosas" da operação " Rosas do mundo" em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa.

Esta oficina/espetáculo continuou sendo realizada em diferentes espaços públicos de Minas Gerais( centro culturais,escolas,parques,praças,ruas...) com a participação de vários atores e o apoio de várias instituições.

Durante o processo de criação realizada em cidades como, Surubim, Belo Horizonte, Cordisburgo,Contagem e Betim, a operação sofreu vários desdobramentos, dentre eles,merecem destaque a criação do Boi Rosado e da Coroa Roseana e a formação do grupo de dançarinas "Parteiras do Boi Rosado".

Os artistas do projeto Manifesto das flores agradecem a todos aqueles que em 2008 , direto ou indiretamente, contribuíram para realização e sucesso desse mutirão cultural.

Artistas do Projeto: Eliane Velozo,Severino Iabá,Marina Mípus e Vitor Silva,Elaine,Letícia Reis,


.....................Espaço Cultural Capitú - Surubim-PE........................








...................... Abcdéf Galeria de Arte - Belo Horizonte.......................






.........................Praça da Glória - Contagem-MG............................






...................Colégio Salesiano - Belo Horizonte.............................






...................Bar Agosto de Deus- Belo Horizonte............................




............I Bienal do Livro de Minas Gerais - Belo Horizonte.................






.......Escola Municipal Waldemar D'luz Gonçalves-Betim-MG......




......Escola Municipal José Ovídio Guerra - Contagem - MG.......






























................... Parque Municipal de Belo Horizonte-MG.....................















...........Parque Ecológico do Eldorado- Contagem-MG..........






.......FESTA DO CENTENÁRIO EM CORDISBURGO-MG...........

Finalizada a celebração eucarística em homenagem ao Escritor, alunos e educadores da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva de Caeté-MG foram solidários ao Projeto, apropriando-se das rosas mudas e rosas para doá-las aos presentes.








.....................................................................................


Na estrada do Santuário,enquanto o boi Rosado e o grupo Ciranda das Rosas realizavam seus folguedos, centenas de “rosas do centenário” e dezenas de mudas de árvores nativas foram doadas ao público.










.................................................................................

No cortejo,embalado pelo ritmo do tambô e de músicas populares de domínio público, como, Tindolelê,Tá caindo fulô e outras, parte do local convidando a mutidão para seguir em cortejo com o Boi Rosado até o Museu Casa Guimarães rosa.

















..................................................................................

11 horas, em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa, após longo e divertida caminhada com paradas pela cidade, o cortejo e finalizado com muita festa, no momento do lançamento do livro Relembramentos: João Guimarães Rosa , Meu Pai, da escritora Vilma Guimarães Rosa, Edição comemorativa do Centenário. Nesse local, tendo o Boi Rosado no centro de uma grande roda, as pessoas dançaram e se abraçaram,celebrou aquele momento com os admiradores,amantes e conterrâneos do escritor.







.....................................................................................

Projeto Manifesto das Flores visitou escolas de cordisburgo que participaram da operação "Rosas para o Rosa" em 2006. Na ocasião, alunos, pais e educadores celebraram com alegria o centenário de Guimarães Rosa.

13 horas na Municipal Otacílio Negrão de Lima de Cordisburgo-MG














.........15 horas, na Escola Estadual Mestre Candinho de Cordisburgo..............









...............................................................................................

As 22 horas, em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa, após levantamento de Mastros de São João , São Pedro e Santo Antônio e apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias, o Boi Rosado dança com o público, momentos antes do show de João Araújo – Viola Urbana.
























..28 de junho, 11 horas, Cortejo e dança com o Boi Rosado na Gruta do Maquiné...












...................................COROA ROSEANA...................................

Dias 25 e 26 de julho, foi lançada em Cordisburgo a Coroa Roseana com o intuito de homenagear pessoas ligadas à cultura. A coroação foi um gesto de reconhecimento do projeto de arte pública Manifesto das Flores aos que há anos dedicam-se à Semana Roseana.

















<






.....Semente de Poesia - Parque Municipal - Belo Horizonte - MG.....










................CORTEJO DO BOI ROSADO EM BELO .......................

Comemorando o mês do folclore, dia 24 (domingo) das 10 as 12 horas, realizou-se o I Cortejo do Boi Rosado no centro de Belo Horizonte em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Guimarões Rosa.


O cortejo que teve início na frente a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, realizou parada no coreto da Praça da liberdade, no jardim do Museu Mineiro e na feira de artesanato da Avenida Afonso Pena. Depois da entrada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o cortejo transitou por vários espaço até sua finalização no Coreto.

Durante o trajeto houveram diversas intervenções artísticas e ecológicas, tais como,contação de história realizada por uma representante do Grupo Miguilim de Cordisburgo-MG e ritmos de tambores por percussionistas de Belo Horizonte e Contagem. Alêm disso, os artistas, amigos e as parteiras do Boi Rosado doaram ao público dezenas de mudas de árvores (pau-brasil e ipê), centenas de "Rosas do Centenário" e de saquinhos de papel contendo uma espécie de comida típica do Sertão:rapadura com farinha.

Depois de muitas alegrias,o Boi Rosado encerrou seus folguedos no alto do coreto do Parque Municipal. E para recompor as energias, lanches acompanhados de suco de cajú foi servido aos participantes. ( Veja as imagens)

























































........Escola Municipal Waldemar D'luz Gonçalves-Betim-MG.........






















...........CORTEJOS DE NATAL DO BOI ROSADO................

Realizou-se no dia 10 de dezembro de 2008 ( quarta-feira) das 16 as 17 horas,na Praça da Glória de Contagem,o I Cortejo de Natal do Boi Rosado. O cortejo teve a participação dos educadores e educandos do projeto eco-pedagógico "Plantando o Amanhã ” da Escola Municipal José Ovídio Guerra, do grupo Tambores do Waldemar de Betim, das Parteiras do Boi Rosado(dançarinas).

Guiados por uma gigantesca estrela, os participantes circularam pela Praça ao som dos tambores.Depois, o Boi, com seus arremedos ,provocou o público para dançar e brincar de roda.











































..............NATAL DO BOI ROSADO NA GALERIA ABCDÉF / BH...................