quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cortejo do Boi Rosado em Belo Horizonte

Comemorando o mês do folclore, dia 24 (domingo) das 10 as 12 horas, realizou-se o I Cortejo do Boi Rosado no centro de Belo Horizonte em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Guimarões Rosa.

O cortejo que teve início na frente a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, realizou parada no coreto da Praça da liberdade, no jardim do Museu Mineiro e na feira de artesanato da Avenida Afonso Pena. Depois da entrada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o cortejo transitou por vários espaço até sua finalização no Coreto.

Durante o trajeto houveram diversas intervenções artísticas e ecológicas, tais como,contação de história realizada por uma representante do Grupo Miguilim de Cordisburgo-MG e ritmos de tambores por percussionistas de Belo Horizonte e Contagem. Alêm disso, os artistas, amigos e as parteiras do Boi Rosado doaram ao público dezenas de mudas de árvores (pau-brasil e ipê), centenas de "Rosas do Centenário" e de saquinhos de papel contendo uma espécie de comida típica do Sertão:rapadura com farinha.

Depois de muitas alegrias,o Boi Rosado encerrou seus folguedos no alto do coreto do Parque Municipal. E para recompor as energias, lanches acompanhados de suco de cajú foi servido aos participantes. ( Veja as imagens)
























































Artistas articuladores do cortejo: Severino Iabá,Marina Mípus e Vitor Silva

Contato (031- 91711314)

REALIZAÇÃO

Projeto Manifesto das Flores

AGRADECIMENTOS

As Parteiras e os Amigos do Boi Rosado
Grupo Miguilin/Educação Pelo Tambô de Contagem
Artistas do Projeto Manifesto das Flores
BHTRANS e Polícia Militar de Minas Gerais
Fundação de Parque Municipais de Belo Horizonte
Superentendência de Museus do Estado de Minas Gerais
Administração Regional Centro-Sul
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Sindute-Betim

SAIBA MAIS SOBRE O BOI ROSADO

O Boi Rosado é mais um desdobramento do Projeto de arte pública Manifesto das Flores.Foi idealizado a partir das histórias de bois contidas nas obras do escritor Guimarães Rosa e da operação de arte "Rosas para o Rosa" realizada em Cordisburgo em 2006. Em 2008, o Boi Rosado foi construído numa oficina do Projeto intitulada de "Ciranda das Rosas" e lançado nas cidades de Cordisburgo e Belo Horizonte durante a operação de arte "Rosas do Mundo" realizada em homenagem ao centenário de nascimento do escritor.


Cortejo do Boi Rosado em Cordisburgo

Na festa do centenário de nascimento de escritor Guimarães Rosa, em Cordisburgo-MG, realizou-se o I Cortejo do Boi Rosado.


No cortejo,embalado pelo ritmo do tambô e de músicas populares de domínio público, como, Tindolelê,Tá caindo fulô e outras, parte do local convidando a mutidão para seguir em cortejo com o Boi Rosado até o Museu Casa Guimarães rosa.




















terça-feira, 15 de julho de 2008

A Coroa Roseana

Dias 25 e 26 de julho, foi lançada em Cordisburgo a Coroa Roseana com o intuito de homenagear pessoas ligadas à cultura.

A coroação foi um gesto de reconhecimento do projeto de arte pública Manifesto das Flores aos que há anos dedicam-se à Semana Roseana.


















<