sábado, 31 de maio de 2008

Operação Rosas do Mundo

03/Junho –Boi Rosado e o grupo Ciranda das Rosas realizam intervenção no Parque Ecológico do Eldorado de Contagem durante Mostra Ambiental.







28/maio/Intervenções artísticas do Projeto Manifesto das Flores em homenagem ao centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa e pela paz no Tibet। As atividades iniciadas às nove horas da manhã, em frente ao Lado do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal em Belo Horizonte contou com participação de artistas, educadores e estudantes.
































23 de maio/ Bienal do livro de Minas Gerais/ Distribuição das “ Rosas do Centenário” no Café Literário e oficina aberta de rosas de papel crepom। A intervenção contou com a participação especial da artista plástica Regina Mello.



sábado, 24 de maio de 2008

Programação Cultural até julho de 2008:

· Realização da oficina “Cirandas das Rosas”nos diversos espaços públicos e produção de milhares de “rosas do centenário”de Guimarães Rosa.

· “Rosa do Mundo”- Intervenção artística com participação de artistas, estudantes e educadores no Parque Municipal de Belo Horizonte, dia 28 de maio de 2008, às 9 horas, em homenagem ao Guimarães Rosa e pela Paz no Tibet. ( ao lado Teatro Francisco Nunes).

· “Invasão” das “rosas do centenário” aos centros culturais da região metropolitana de Belo Horizonte durante o mês de Junho.

· Realização da oficina “ Ciranda das Rosas”com participação do Boi Rosado no Parque Ecológico do Eldorado de Contagem, dia 3 de junho ás 15 horas.

· “Invasão” das “rosas do centenário” as cidades que fazem parte do Circuito Turístico Guimarães Rosa, através da operação “ 100 mil rosas pelos caminhos do Rosa”.

· Participação do Projeto nas festividades do centenário de nascimento do escritor em Cordisburgo dia 27 de Junho de 2008.

· Participação do Projeto na Semana Roseana de Cordisburgo em julho.


· Mais informações com ( severinoiabá@yahoo.com.br - 031- 91711314) ou ( elianevelozo@terra.com.br - 031-33756183 )

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Convite Cultural/28 de maio/2008




O projeto Manifesto das Flores vem há vários anos, trabalhando conceitos de PAZ, e ecologia, através de produção coletiva e distribuição de flores confeccionadas em papel crepom.


O projeto já realizou várias operações de arte, tendo alguns de seus pontos altos ocorrido no Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Américo René Giannetti, de Belo Horizonte, Cordisburgo/MG, Gonzaga/MG, Surubim/PE e São Paulo, quando realizou a plantação e distribuição de milhares de flores em atividade paralela durante a última Bienal Internacional de Arte. Desde sua idealização em 1998, o Projeto já produziu, plantou e distribuiu com milhares de pessoas mais de 100 mil flores.


Agora, para comemorarmos os dez anos do Projeto, estamos propondo uma manifestação com a participação de alunos, professores e pais de alunos de algumas escolas, artistas, poetas, etc, para o dia 28 de maio, quarta-feira, às nove horas da manhã, na arena de patinação ao Lado do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal em Belo Horizonte. Esta e outras atividades fazem parte da operação “ Rosas do Mundo”, que vem sendo desenvolvidas desde janeiro de 2008 , a partir da oficina “Ciranda das Rosas”.


Na programação, estudantes, familiares, artistas e poetas, farão distribuição de milhares flores de papel crepom, cor de rosa, em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor João Guimarães Rosa, conjuntamente com algumas intervenções artísticas onde pontuaremos a questão da PAZ NO TIBET.


RESUMO:Intervenções artísticas do Projeto Manifesto das Flores em homenagem ao centenário de nascimento do escritor João Guimarães Rosa e pela paz no Tibet. Dia 28 de maio,(quarta-feira), às nove horas da manhã, na arena de patinação ao Lado do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal em Belo Horizonte.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Dia 28 de Maio - Participações:

-Projeto Harmonia (violino e flauta) da E. M. José Ovídio Guerra.
-A Festa do boi Rosado/Ciranda das rosas – E. M. José Ovídio Guerra com participação do público presente.
-Distribuição de rosas de papel crepom e mudas de árvores – Grupo Ecológico Pau-Brasil - E. M. Waldemar de Luz Gonçalves.
-Recital : Versos do livro Grande Sertão: Veredas, - Artistas do Projeto
-Contador de histórias Uraci Micael.
-Participação especial do Mascote do Bombeiro
-Poeta Leonel Ferreira
-Regina Mello, com distribuição de “Sementes de poesia”
-Marcus Lobus- poesia
-Clevane Pessoa- “Grupo de poetas pela paz e pela poesia”
-Carlos Magno- músico.


APOIO:

Escola Municipal José Ovídio Guerra, de Contagem
Escola Municipal Waldemar D´luz Gonçalves
Museu Nacional da Poesia
Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar
Grupo de poetas pela paz e pela poesia
Fundação de Parques Municipais
Fundação Municipal de Cultura/TFN


Realização: Projeto Manifesto das Flores
Coordenação: Severino Iabá
Produção: Eliane Velozo
Saiba mais sobre o Projeto e a operação de arte “Rosas do Mundo” (http://www.caminhosdorosa.blogspot.com/ )


Contato e maiores informações:

Eliane Velozo
(produção)
31- 3375.6183
elianevelozo@terra.com.br

Severino Iabá ( 031- 91711314)
severinoiaba@yahoo.com.br

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A festa do Boi Rosado

Primeira festa do Boi Rosado do Projeto, realizada com a participação da comunidade da E.M.José Ovídio Guerra de Contagem em 17 de maio de 2008.