terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Operação "Rosas para o Rosa" - 2006

Rosas para o Rosa” foi uma operação de arte pública do Projeto Manifesto das Flores realizada em 2006, com o objetivo de provocar uma inserção na dinâmica social, cultural e ambiental do município de Cordisburgo/MG, antes e durante as comemorações referentes ao Cinqüentenário de lançamento dos livros Grande Sertões:Veredas e Corpo de Baile, do escritor João Guimarães Rosa।

Jardim do Museu Casa Guimarães Rosa


Todo o processo de criação foi iniciado a partir de duas oficinas de rosas de papel crepom rosa, ministradas aos moradores de Cordisburgo pelos artistas Severino Iabá e Eliane. Depois disso, 20 mil rosas foram produzidas, plantadas e distribuídas durante a Semana Roseana por moradores e visitantes no jardim do Museu Casa Guimarães Rosa , na Praça da Matriz da cidade e na Gruta do Maquiné.

Esta foi uma forma que os cidadãos da “Cidade do Coração” encontram para expressarem admiração e afeto ao filho ilustre da terra e à cultura da qual pertencem.
CO-REALIZAÇÃO

Projeto Manifesto das Flores
Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa
Museu Casa Guimarães Rosa

PARTICIPAÇÃO


Visitantes e moradores de Cordisburgo
Escolas municipais e estaduais de Cordisburgo.
Gruta do Maquiné

Depoimentos sobre o "Rosas para o Rosa"


Meu nome é Regina, estive em Cordisburgo na Semana Roseana e te conheço de lá.

Que dias maravilhosos aqueles. Vira e mexe na agitação que é essa vida de São Paulo me lembro da manhã em que pegamos uma carona com a Rita (minha amiga Ceres e eu) e fomos pra Maquiné trabalhar na oficina Rosas para o Rosa. Momentos de pura fruição, com todos nós concentrados só em produzir beleza. Em produzir Rosas para quem nos deu tanta Beleza, o Rosa. Até o motorista do Setelagoano, que chegou meio sem jeito, produziu lindas flores. A arte é para todos, sem dúvida nenhuma. Tem uma frase Guimarães Rosa que eu acho magnífica: "A beleza aqui é como se a gente a bebesse, em copo, taça, longos, preciosos goles servidos por Deus. É de pensar que também há um direito à beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza é também um dever cristão." Então era isso que fazíamos ao manusear aquelas tiras de crepom rosa, devolver beleza, dar beleza. E como aquela cidade ficou linda com seus jardins rosa. E como as pessoas de lá se orgulharam desses momentos de beleza. Ficava pensando: como uma idéia tão simples pode ser tão poderosa?



Trecho de um depoimento enviado no dia 1º de março de 2007 ao artista plástico Severino Iabá, por uma participante da Semana Roseana de 2006.






Oficina de rosas no estacionamento da Gruta do Maquiné – Foto enviada por Regina Pereira

Exposição Fotográfica em Pernambuco

De 10 a 25 de janeiro de 2008, realiza-se-á no Espaço Cultural Capitú de Surubim/PE, a exposição fotográfica documental “ Rosas para o Rosa” em homenagem ao centenário de nascimento o escritor mineiro João Guimarães Rosa. Na oportunidade será lançada a operação “ Rosas do Mundo”, comemorando assim os 10 anos do projeto Manifesto das Flores.

São 12 imagens captadas pelos artistas Ronaldo Alves, Eliane Velozo, Janaina Velozo e Severino Iabá, sobre a operação de arte pública“Rosas para o Rosa”realizada no município de Cordisburgo, terra natal do escritor mineiro, durante a Semana Roseana de 2006.

Foto: Janaina Velozo


Foto: Eliane Velozo

Foto: Severino Iabá

Foto: Ronaldo Alves

No mesmo espaço, durante o período da exposição, se realizarão outras atividades aberta ao público, como a oficina de arte interativa intitulada de “ Ciranda das Rosas”। Esta oficina que será ministrada pelo artista plástico Severino Iabá, envolverá, dentre outras coisas, os contos de Guimarães Rosa, a dança de roda e a confecção de rosas de papel crepom rosa।

Abertura: dia 10 de janeiro às 20 horas

Curadoria: Eliane Velozo

Espaço Cultural Capitu - Rua Maria Barbosa ,49 Centro- Surubim –PE

Mais informação: Fernando Guerra ( O81- 36341313 ) ou Severino Iabá

Realização : Espaço Cultural Capitú

Apoio: Projeto Manifesto das Flores e Jirau dos Iabás